Pequenas empresas investem em marketing de experiência

Vem crescendo o número de grandes e pequenas empresas que estão investindo no Marketing de Experiência para compor as ações de relacionamento, promoção e recompensa não só a funcionários, mas para clientes, parceiros e prospects.

Pequenas empresas e o marketing

O Marketing de Experiência cria oportunidades das marcas interagirem com o seu consumidor, e assim, proporciona, através da ação promocional, experiências inesquecíveis que terão impacto nas vendas, na motivação dos funcionários e na fidelização dos clientes.

O marketing vem saindo de um apelo massificado e passa a focar a individualização do relacionamento com o consumidor nas pequenas empresas. Esta abordagem do marketing com foco na experiência tem se traduzido em diferenciais competitivos importantes na disputa cada vez mais acirrada por uma fatia do mercado. Bradesco, Itaú, Kopenhagen, UOL, SulAmérica, Credicard Citi e Gerdau são algumas das companhias que oferecem experiências.

E as pequenas empresas:o que elas vem fazendo ou podem fazer para ampliarem seus negócios com o marketing de experiência? Um pequeno restaurante paulista oferece jantar romântico exclusivo para clientes especiais, aqueles que acumularam pontos suficientes para serem inseridos nessa ação. O casal fica sozinho sendo servido de forma única por funcionários treinados. Tudo para demonstrar a atenção total.

Outro caso interessante vem de uma oficina baiana, que oferece aos seus clientes passeios radicais em carros turbinados, acompanhados de motoristas experientes. Nesse caso não há acumulo de prêmios. O cliente escolhe o passeio radical ou um final de semana num hotel da região.
Mas por que promover ações nesse nível?

A ideia é que as experiências são marcantes e irão trazer uma boa lembrança quanto à empresa e seu produto. O grande desafio é fazer com que o Marketing de Experiência entre no planejamento das ações das pequenas empresas. A partir do planejamento, os pequenos negócios poderão desenvolver campanhas de incentivo totalmente gerenciadas, com resultados em tempo real.

O diferencial das pequenas empresas que têm cases de sucesso a partir do marketing de experiência está na maneira como estas fazem isto. Além de prover experiências inesquecíveis, é necessário que o consumidor seja bem atendido e que suas demandas tenham soluções rápidas. Assim o cliente se tornará fiel, voltando a repetir suas agradáveis experiência em tal organização.

Deixe seu comentário