Quais são os melhores investimentos a curto prazo?

É muito comum que durante a escolha dos melhores investimentos apareçam algumas dúvidas. Qual prazo escolher? 1 mês? 5 anos? 30 anos? Saiba que tudo isso vai depender de apenas um fator: sua situação financeira. Escolher as aplicações de acordo com o período deve ser algo feito com muita atenção. Afinal, quais são os melhores investimentos tanto para curto quando para longo prazo?

Não basta apenas definir a quantidade de tempo que você deseja deixar seu dinheiro investido e, dessa fora, encontrar uma opção que ofereça esse prazo. É um pouco mais complicado. Analisar seus objetivos e quais as características das aplicações são atraentes para determinado prazo são os passos para definir os melhores investimentos.

Mas, fique tranquilo! Você vai encontrar neste post algumas opções de investimentos para curto prazo. Para saber quais são elas é só continuar a leitura.

Quais são seus objetivos

Antes de definir os melhores investimentos para você, é necessário saber quais são seus objetivos. Quer fazer um intercâmbio? Comprar um imóvel? Viajar? Aposentar tranquilamente? Apenas determinando seus objetivos é que você vai conseguir saber quando tempo precisará para concluí-las. A partir disso, você descobre se os seus investimentos precisam ser para o curto prazo ou para o longo prazo.

Melhores investimentos a curto prazo

Os melhores investimentos de curto prazo são aqueles que têm prazo de vencimento de um mês até dois anos. Veja algumas opções:

1. CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é o mais famoso entre os brasileiros. Existem CDBs para todo mundo e todos as necessidades: a partir de R$ 1,00,  com prazos curtos, com liquidez diária, emitidos por bancos pequenos, entre outros. A diversidade é grande! Esse investimento é uma excelente alternativa para o curto prazo uma vez que é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e alcança boas rentabilidades.

2. LCA/LCI

Por sua vez, a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e a Letra de Crédito Imobiliária (LCI) são títulos bem parecidos. As duas também são garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e possuem prazos de vencimento curtos: a partir de 3 meses. É recomendada para quem deseja fugir da tributação. Isso porque esses investimentos são isentos da cobrança de Imposto de Renda.

3. Tesouro SELIC

Por fim, mesmo que os prazos de vencimento sejam bem longos, o Tesouro SELIC é uma ótima alternativa a curto prazo visto que você pode resgatar o dinheiro antes do prazo estipulado (liquidez diária). Isso quer dizer que todos os títulos do Tesouro Direto têm liquidez diária. No entanto, apenas no Tesouro SELIC você não corre risco de perder dinheiro de acordo com as taxas diárias. Para quem quer estar sempre acima da taxa de juros (SELIC), é a melhor escolha!

Depois de analisar quais são os melhores investimentos a curto prazo, você precisa escolher aquele que mais se encaixa nos seus objetivos. Tudo vai depender apenas de você. Faça uma boa escolha e não tenha arrependimentos futuros. Uma dica é: tenha paciência e não queira tudo de uma hora para outra, isso só vai prejudicar na hora da decisão!

Deixe seu comentário