Dez dicas para se tornar um gerente de sucesso

Gerenciar não é fácil. Exige, além de muita habilidade, um senso de humildade e uma visão humanitária amplas. “O velho gerentão” do passado, cheio de normas, de autoritarismo e chicote na mãos, está sendo substituído por gestores eficientes, capazes de ver no grupo o ser humano. Veja a seguir algumas dicas para ser um gerente de sucesso:

1  Selecione as melhores pessoas

Como gerente de sucesso, você é tão bom tanto quanto as pessoas que formam a sua equipe. As suas chances de ser bem-sucedido como gerente aumentam incrivelmente quando você seleciona as melhores pessoas desde o início.

2  Motive as pessoas

A motivação do gerente de sucesso tem um reflexo imediato no humor dos seus funcionários. Seja uma pessoa 150% motivada e observe o que acontece com aqueles que o cercam.

3 Construa uma equipe

Ter as melhores pessoas e ter as pessoas motivadas não é o suficiente para ser bem-sucedido no trabalho. As pessoas precisam trabalhar juntas como uma equipe para alcançar o objetivo do grupo.

4  Seja um líder, não um gerente

As melhores pessoas, motivadas e trabalhando em equipe não são nada sem direção. Para onde você vai levar os seus funcionários?

5 Melhore a sua comunicação

Comunicação é talvez a mais importante habilidade que um gerente de sucesso deve ter. Todas as outras habilidades dependem da capacidade de comunicação do gerente. Você não consegue motivar as pessoas se elas não souberem o que você está falando. Se você não nasceu comunicador, não se preocupe, habilidades de comunicação podem ser melhoradas através da prática.

6  Gerencie melhor o seu dinheiro

Para crescer, a empresa tem que ganhar dinheiro, ou seja, é preciso gastar muito menos do que se ganha.

7 Gerencie melhor o seu tempo

A única coisa que talvez você tenha menos do que dinheiro é tempo para fazer as coisas. Gerenciar melhor o seu tempo é gerenciar melhor a sua energia. Cancele compromissos que não levam o lugar algum, diminua a sua participação em reuniões sem propósito, delegue tarefas. Concentre a sua energia somente naquilo que realmente vai ajudá-lo a crescer. Quanto mais energia você tiver, mais rápido você vai fazer as coisas.

8  Melhore como pessoa

Não se esqueça de você, do gerente de sucesso. Identifique as áreas onde você precisa de ajuda e peça ajuda.

9  Pratique a liderança ética

As pessoas vão seguir apenas aqueles que possuem o dom da palavra, da energia, da Ética e da Integridade. Não seja uma pessoa na segunda-feira e outra completamente diferente na quarta-feira. Não mude de opinião tão facilmente, seja consistente e freqüente em suas ações.

10  Descanse

Se você não descansar, você será menos efetivo como gerente de sucesso. Você será menos tolerante, menos paciente. Você precisa de tempo para descansar e recarregar as baterias.

Deixe seu comentário