Enorme usina solar tem como objetivo maior produção de energia no Brasil

A usina solar da EDF Energies Nouvelles, em Pirapora, no estado de Minas Gerais, é a maior instalação de energia solar no Brasil e na América Latina, operando comercialmente desde o primeiro semestre de 2018.

O Brasil ficou muito atrás na mudança para a energia solar, mas a maior instalação do continente atualmente sendo construída no sudeste do país tem como objetivo dar ao Brasil o seu lugar ao sol.

A capacidade da Usina Solar No Brasil

A usina de Pirapora, no sudeste de Minas Gerais, possui 1,2 milhão de painéis solares, ocupando o equivalente a mais de 1.500 campos de futebol.

Ela começou a produzir energia em setembro, com a segunda das três fases do projeto entrando em operação.

Quando a usina solar estiver 100% pronta e sendo operada pela gigante de energia francesa EDF Energies Nouvelles, terá uma capacidade de 400 megawatts. Isso é suficiente para atender a demanda anual de 420.000 lares.

“É um projeto-chave de dimensões excepcionais em um local que tem a vantagem de ser plano, com pouca vegetação, muito sol e proximidade a uma linha de transmissão de alta voltagem”, disse Paulo Abranches, diretor executivo da EDF EN para o Brasil.

O local, que se estende por 800 hectares ao norte da capital do estado, Belo Horizonte, parece ser um cenário natural para capturar o sol. A pequena vegetação que cresce tem sido ressecada, enquanto os visitantes são instruídos a usar equipamentos de proteção contra o perigo de picadas de cobra ou aranha.

Apoiados a 1,2 metros do chão, os painéis solares giram quando há luz solar, horizontais ao meio-dia e inclinando-se com os ângulos variáveis.

Mesmo em dias nublados eles ainda produzem, embora perdendo cerca de 30% da produção.

Sobre o Investimento

A EDF EN detém 80% da planta de Pirapora e a canadense Solar Inc os outros 20% em um projeto com um investimento estimado em mais de dois bilhões de reais.

Os painéis foram todos construídos pela Canadian Solar em uma fábrica em São Paulo.

Se você quiser saber mais sobre energia solar no Brasil e como começar a utilizá-la na sua residência ou empresa, acesso o site da Blue Sol, uma das empresas com mais autoridade do assunto no Brasil.

 

Deixe seu comentário