Energia solar fotovoltaica no Brasil

Você já parou para pensar sobre a energia solar fotovoltaica no Brasil? Sabe quais são seus benefícios? Se sim, pode ficar tranquilo! Você não foi o único. Parece óbvio, mas é importante ressaltar que a energia solar é proveniente da luz do sol, principal fonte de energia existente.

Além disso, sua utilização pode ser vista em inúmeras áreas, sendo as mais comuns: energia solar fotovoltaica, aquecimento solar e arquitetura solar. No caso da energia fotovoltaica, ela é entendida como a conversão da luz solar em eletricidade!

Sendo assim, o sol é o elemento fundamental desse tipo de energia e o melhor é que ele é considerado uma fonte renovável. E, no Brasil, há um grande potencial para a energia solar. Isso porque o sol brilha em quase todas as épocas do ano, especialmente em algumas regiões.

Os resultados são ótimos. Quer saber mais sobre o assunto e entender as vantagens de investir em energia solar? Continue lendo este artigo e saiba mais!

Expansão e consumo da energia solar fotovoltaica

Antes de qualquer coisa é muito importante analisar alguns dados importantes dentro desse setor que está em crescimento no Brasil. Isso porque a oferta de energia solar fotovoltaica tem aumentado progressivamente.

Segundo dados de um estudo feito pela empresa de pesquisa energética, enquanto a estimativa para este ano, 2018, é de um uso equivalente a 21,2%, a projeção até 2027 é que esse consumo cresça para quase 30%. Com isso o uso da energia hidráulica diminui de 64,4% para 53,5%.

Além disso, uma coisa é certa: a necessidade e o uso da energia não entrarão em decadência. Muito pelo contrário, a perspectiva é que cada vez mais a sociedade use a energia em seus afazeres. O que diferirá do passado e do presente para o futuro é o tipo de energia que será mais utilizada.

Vantagens da energia solar fotovoltaica

Mas, afinal, por que investir em energia solar fotovoltaica? Quais são as vantagens de adaptar o sistema de energia da sua casa, empresa ou indústria? A energia solar ainda gera muitas dúvidas. Veja a seguir algumas das principais vantagens:

1 É uma energia completamente limpa

O primeiro grande benefício da energia solar fotovoltaica e que leva os governos a incentivarem sua implantação é o fato de que esta é a única energia limpa que se pode fazer uso hoje em dia. Em uma época de procura por sustentabilidade, essa é a melhor opção. O meio ambiente agradece!

2 Exige manutenção mínima

Uma vez feita a implantação do sistema basicamente não há com o que se preocupar. O sistema é projetado para uma vida útil de mais de 25 anos. E, nesse tempo, não exige praticamente nenhuma manutenção, apenas a limpeza das placas.

3 Economia nas contas mensais

Além do fato de a vida útil dos painéis ser muito grande e eles não precisarem de muita manutenção, a energia solar  não tem custo. Isso mesmo! Você estará aproveitando um recurso renovável para gerar energia então o único dinheiro gasto será com a aquisição.

Se você pegar todo o investimento que fez e dividir pelo tanto de energia gerada ao longo dos anos, vai perceber que fica muito mais barato do que pagar a energia elétrica.

Esclareceu suas questões sobre a energia solar fotovoltaica? Deixe aqui nos comentários a opinião que você formou sobre esse tipo de energia ou alguma dúvida que ainda estiver em sua mente!

Deixe seu comentário