Comunicação corporativa – Um dos caminhos para o sucesso empresarial

Uma comunicação corporativa eficiente pode mudar o rumo de uma empresa. Pode transformar a empresa em um grande sucesso de mercado ou pode acabar com uma empresa, mesmo que tenha bons produtos ou serviços.

Uma pesquisa do SEBRAE aponta que apenas 0,03% das micro e pequenas empresas investem em comunicação corporativa no Brasil. Este dado impressionante mostra o grau de despreparo das empresas. Muitas nascem da vontade de empreender de uma pessoa ou mesmo da necessidade momentânea, pois ao perder um emprego muitas vezes a única saída é investir no seu próprio negócio, devido as dificuldades impostas pelo mercado na hora da recolocação deste profissional.

E nestes casos falta conhecimento deste empreendedor que não basta ter um bom produto ou serviço. É necessário saber comunicar isto ao mercado. Na maioria das vezes o empresário acaba investindo somente em publicidade por não conhecer as inúmeras possibilidades que uma comunicação corporativa eficiente pode gerar.

Vamos abordar neste artigo como o uso da comunicação corporativa pode gerar inúmeros benefícios e o retorno que esta comunicação traz para as empresas com investimento reduzido. Principalmente, graças ao surgimento da internet que aproximou os mercados.

Estratégia de comunicação corporativa

Uma boa estratégia de comunicação corporativa pode, externamente, ajudar a posicionar a empresa junto aos seus potenciais clientes e, internamente, motivar os próprios colaboradores a uma ação mais produtiva. Toda vez que a empresa onde este colaborador trabalha é citada nos veículos de comunicação a sua satisfação é tão grande quanto do próprio empresário.

E esta satisfação resulta numa maior produtividade, pois todos gostam de trabalhar numa empresa que tem visibilidade no mercado e goza de um bom conceito.

Na pesquisa citada acima, foi identificado que existem vários mitos que impedem os empresários de investir em comunicação. Acreditar que a comunicação é somente para as grandes empresas é o principal deles. E hoje, isto não é verdade, pois com a internet pequenas empresas conseguem ter espaços nos veículos, independentemente se são grandes anunciantes ou não destes veículos. O que importa neste caso é se a comunicação desta empresa irá trazer algo de novidade para o mercado.

Na própria pesquisa constatou-se que uma empresa só será grande se souber utilizar a comunicação corporativa como aliada da sua estratégia empresarial.

Benefícios da comunicação corporativa

Uma boa comunicação pode ajudar a construir a reputação de uma empresa; a posicionar a “marca” na mente do consumidor; ajuda a agregar valor ao produto e ao negócio; ajuda a oferecer informações da empresa ao mercado e gera atitude favorável dos diversos segmentos de público para as iniciativas da empresa.

Dentro da comunicação corporativa, a empresa precisar ter em mente que ela só irá funcionar se atingir todo o seu público-alvo. A comunicação institucional, interna e a de marketing são ações que necessitam estar integradas, visando manter a uniformidade. Muitas vezes observamos determinada empresa utilizar formas diferentes de comunicação, até com vários fornecedores. Isto acaba confundindo a mente do consumidor.

Ao optar por investir em comunicação corporativa, a empresa precisa definir quem será responsável pela produção desta comunicação. Qual será a freqüência desta comunicação, evitando que o mercado receba muita informação que pode ser importante mas se torna comum para estes veículos, tal o volume de “novidades” enviados aos veículos.

E principalmente de que forma a empresa irá medir o resultado desta comunicação. É importante saber qual o impacto que esta comunicação está causando no mercado, seja impacto negativo, positivo e/ou neutro.

Importante ressaltar que muitas vezes, notícias do seu segmento, como pesquisas de mercado, eventos, artigos, lançamento de produtos inovadores, poderá gerar uma exposição tão grande que o retorno será muitas vezes superiores a publicidade que a empresa costuma utilizar com grandes investimentos. E para alcançar este sucesso, basta a empresa “saber” utilizar de forma correta esta comunicação.

A própria exposição da empresa, não como anunciante, mas como fornecedora de informações do seu mercado, acaba gerando um retorno fantástico num mundo cada mais cercado de marcas e produtos muito parecidos e com as grandes empresas utilizando a publicidade para se fortalecer no mercado.

E para concorrer neste mercado é necessário não só ser inovador e eficiente. É necessário saber fazer uma excelente comunicação corporativa.

Deixe seu comentário