Como usar o Twitter para se comunicar com seu cliente?

Infelizmente, as novidades tecnológicas ainda não são usadas do jeito certo e com eficiência por grande parte das empresas, mesmo sendo uma febre hoje em dia. E uma dessas plataformas de estratégia de comunicação é a rede social Twitter. Mas, afinal, como usar o Twitter? 
É válido ressaltar que, atualmente, a empresa que não está inserida nessa rede está em outro mundo. No entanto, lembre-se de que estar conectado ao Twitter também não quer dizer que você esteja fazendo isso da forma certa. Veja como aproveitar melhor as oportunidades desta rede social neste artigo.

Mas, afinal, como usar o Twitter?

O Twitter é um canal considerado dinâmico para fortalecer o relacionamento com os clientes e divulgar informações pertinentes, para qualquer tipo e tamanho de empresa. Entretanto, é possível ver apenas as grandes empresas utilizando essa rede social, enquanto as micros e pequenas ainda não aderiram. E isso não pode continuar acontecendo, uma vez que o investimento no Twitter é muito pequeno.
Além disso, de acordo com especialistas no ramo, daqui cinco anos essa rede social será considerada a maior e melhor ferramenta de comunicação imediata de doto o mundo. Ou seja, uma plataforma onde bilhões de dólares irão circular. Sendo assim, saiba porque aproveitar e como usar o Twitter na sua empresa:

1 Conectar-se com o público

Por meio do Twitter sua empresa pode ficar em conexão direta com os consumidores e observar todas as reações momentaneamente. Ou seja, é uma pesquisa em tempo real.
Mas, saiba que seu cliente não vai esperar que você acorde para reclamar ou que a sua empresa comece a funcionar para ele solicitar informação. A qualquer hora do dia ou da noite ele poderá fala com você. E quem fala, quer ser escutado. Mais que isso: quer respostas imediatas.

2 Escutar os clientes

Pelo Twitter, você abre seus ouvidos para os consumidores. Eles desabafam, divulgam seus bons e maus resultados. Podem lhe amar hoje e amanhã odiar você. É uma relação de vida e morte no mundo da comunicação institucional.
Prepare-se para saber receber elogios e críticas e acompanhar a conversa sobre assuntos de interesse da empresa de uma maneira que não é possível por outros veículos. Fazer perguntas, estar onde a conversa está e não esperar o cliente entrar em contato, aproveitar a força do testemunho espontâneo e utilizar esse material para produzir relatórios periódicos é o que você pode encontrar nessa rede social.

3 Humanizar a empresa 

Pelo Twitter, você se mostra como é para todos, por isso que é importante saber como usar o Twitter. Não adianta mais se esconder nas cartas direcionadas ao cliente, pedindo desculpas ou agradecendo pelo elogio. É você para um e todos ficam sabendo. A relação é mais próxima, mais humana, apesar da máquina. A comunicação é puramente emocional, mesmo que seu comportamento seja racional.

4 Informar os consumidores

Não adianta você substituir as estratégias publicitárias tradicionais pelo Twitter, achando que vai resolver seu problema de comunicação. O bom da ferramenta é que ela é um instrumento de informação e não de mera promoção.

5 Fazer promoções 

É claro que quando você sabe como usar o Twitter você também promove por essa rede social. Por meio dele você pode atrair clientes ativos na rede organizando eventos presenciais, por exemplo. Mas, não faça isso sempre como forma de substituir as ferramentas tradicionais e caras de publicidade.
Portanto, saiba quando e como usar o Twitter da melhor forma para sua empresa e tenha sucesso na comunicação com seus clientes.

Deixe seu comentário